culturas negras no mundo atlântico



sound system em salvador; luta de arena em dakar; performances no harlem, ny; carnaval em londres; cafés literários na martinica; emancipation celebration em trinidad; salões de beleza afro em paris; artes visuais em luanda; festival de vodum em uidá. a terceira diáspora é o deslocamento virtual de signos - discos, filmes, cabelos, slogans, gestos, modas, bandeiras, ritmos, ícones - provocado pelo circuito de comunicação da diáspora negra. potencializado pela globalização eletrônica e pela web, coloca em conexão digital os repertórios culturais de cidades atlânticas. uma primeira diáspora acontece com os deslocamentos do tráfico de africanos; uma segunda diáspora se dá pela via dos deslocamentos voluntários, com a migração e o vai-e-vem em massa de povos negros. diásporas_estéticas em movimento.
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antropóloga, viajante e fotógrafa amadora, registro cenas do cotidiano em cidades negras das américas do norte e do sul, caribe, europa, áfrica e brasil, sobre as quais pesquiso, escrevo e realizo mostras audiovisuais. meu porto principal é salvador da bahia onde moro. Goli edits the blog www.terceiradiaspora.blogspot.com from Bahia Salvador, is a traveller and amateur photographer who recorded scenes of daily life in the atlantic cities about which she writes and directs audiovisual shows. She has a post-doctorate in urban anthropology and is the author of the book "The Plot of the Drums - african-pop music from Salvador" and "Third Diaspora - black cultures in the atlantic world".

quarta-feira, 11 de abril de 2012

nsibidi



alfabeto nsibidi

“Esse sistema complexo de pictogramas e ideogramas, conhecido como ‘nsibidi’ (ou ‘nsibiri’), é utilizado tradicionalmente na região do Cross River no sudeste da Nigéria, particularmente entre os Ekoi, Igbos e Ibibio. Reservados sobretudo à sociedade masculina ‘Ekpe’ (ou ‘Egbo’), a maior parte dos usos do ‘nsibidi’ são guardados secretamente pelos seus membros. Entretanto, o sistema é conhecido por ter usos muito variados, indo da guerra à magia. Ele inclui a combinação de signos para narrar, por exemplo, as querelas de amor. Os símbolos ‘nsibidi’ podem ser gravados em cabaças, pintados sobre os muros, impressos nos tecidos tatuados ou pintados no corpo humano” [David Dalby].


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