culturas negras no mundo atlântico



sound system em salvador; luta de arena em dakar; performances no harlem, ny; carnaval em londres; cafés literários na martinica; emancipation celebration em trinidad; salões de beleza afro em paris; artes visuais em luanda; festival de vodum em uidá. a terceira diáspora é o deslocamento virtual de signos - discos, filmes, cabelos, slogans, gestos, modas, bandeiras, ritmos, ícones - provocado pelo circuito de comunicação da diáspora negra. potencializado pela globalização eletrônica e pela web, coloca em conexão digital os repertórios culturais de cidades atlânticas. uma primeira diáspora acontece com os deslocamentos do tráfico de africanos; uma segunda diáspora se dá pela via dos deslocamentos voluntários, com a migração e o vai-e-vem em massa de povos negros. diásporas_estéticas em movimento.
livros completos para download

livro 1


livro 2

quem sou eu

Minha foto
antropóloga, viajante e fotógrafa amadora, registro cenas do cotidiano em cidades negras das américas do norte e do sul, caribe, europa, áfrica e brasil, sobre as quais pesquiso, escrevo e realizo mostras audiovisuais. meu porto principal é salvador da bahia onde moro. Goli edits the blog www.terceiradiaspora.blogspot.com from Bahia Salvador, is a traveller and amateur photographer who recorded scenes of daily life in the atlantic cities about which she writes and directs audiovisual shows. She has a post-doctorate in urban anthropology and is the author of the book "The Plot of the Drums - african-pop music from Salvador" and "Third Diaspora - black cultures in the atlantic world".

terça-feira, 20 de abril de 2010

a paisagem é um muro

“Eu vou falar francamente, então isso não vai levar muito tempo. A despeito do que dizem, grafite não é a forma de arte mais baixa. Embora uma pessoa talvez tenha de escalar por aí à noite e mentir para a mãe, esta é, atualmente, uma das mais honestas formas de arte disponíveis. Não há elitismo ou exagero, esta arte expõe, nos melhores muros, o que uma cidade tem para oferecer e ninguém é deixado de fora pelo preço da entrada. Um muro tem sempre sido o melhor lugar para publicar seu trabalho. As pessoas que governam nossas cidades não entendem grafite porque eles pensam que nada possui o direito de existir a menos que dê lucro, o que faz a opinião deles sem valor" (Robert Banksy. Banksy – wall and piece. London: Century, 2005, p. 8).

fontes

  • múltiplas

Arquivo do blog