culturas negras no mundo atlântico



sound system em salvador; luta de arena em dakar; performances no harlem, ny; carnaval em londres; cafés literários na martinica; emancipation celebration em trinidad; salões de beleza afro em paris; artes visuais em luanda; festival de vodum em uidá. a terceira diáspora é o deslocamento virtual de signos - discos, filmes, cabelos, slogans, gestos, modas, bandeiras, ritmos, ícones - provocado pelo circuito de comunicação da diáspora negra. potencializado pela globalização eletrônica e pela web, coloca em conexão digital os repertórios culturais de cidades atlânticas. uma primeira diáspora acontece com os deslocamentos do tráfico de africanos; uma segunda diáspora se dá pela via dos deslocamentos voluntários, com a migração e o vai-e-vem em massa de povos negros. diásporas_estéticas em movimento.
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antropóloga, viajante e fotógrafa amadora, registro cenas do cotidiano em cidades negras das américas do norte e do sul, caribe, europa, áfrica e brasil, sobre as quais pesquiso, escrevo e realizo mostras audiovisuais. meu porto principal é salvador da bahia onde moro. Goli edits the blog www.terceiradiaspora.blogspot.com from Bahia Salvador, is a traveller and amateur photographer who recorded scenes of daily life in the atlantic cities about which she writes and directs audiovisual shows. She has a post-doctorate in urban anthropology and is the author of the book "The Plot of the Drums - african-pop music from Salvador" and "Third Diaspora - black cultures in the atlantic world".

quinta-feira, 29 de março de 2012

rex, o caribenho

Rex Milton Nettleford [1933-2010]. Considerado um visionário, o intelectual e artista jamaicano exerceu diversos papéis ao longo de uma vida profícua. Acadêmico, autor, orador, coreógrafo, bailarino. Chamado simplesmente de Rex, alimentou sua sensibilidade e vívida imaginação para estudar o estilo de vida dos países caribenhos. Além da dança, práticas religiosas, padrões de música e linguagens foram alguns dos temas do seu horizonte de interesses. Embora local e internacionalmente premiado ele continuou seu compromisso de trabalhar em estreita colaboração com os caribenhos para explorar a sua complexa realidade cultural. Sua arte, como os escritos e coreografias expressa as lutas dos povos do Caribe. Pensador original, formulou suas próprias ideias sobre a hibridação e crioulização. Sua primeira publicação Mirror, mirror, race, identity and protest in Jamaica (1970) descreve a complexidade e o dilema das identidades na cultura jamaicana.

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